21 de novembro de 2010

Saiba mais sobre Atendimento ao Cliente

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Posted by J R On 17:30 0 comentários


As empresas estão sofrendo cada vez mais com a rotatividade de seus clientes. Uma parcela cada vez maior dos clientes está migrando para os concorrentes, mesmo quando seu produto ou serviço é de melhor qualidade. Muitos dos fatores referentes a esse problema se originam no atendimento ao cliente. Para que sua empresa seja rentável você deve focar em ganhar novos clientes e reter os atuais. São duas políticas distintas de ação.

Tenha um software de CRM (Customer Relationship Management) para registrar os contatos do cliente, quais suas preferencias de compras, qual cliente costuma a comprar mais, qual a frequência de compra dos clientes e etc. Esse software vai lhe ajudar a diferenciar os clientes que trazem mais rentabilidade para o seu negócio. Todo cliente deve ser bem atendido, porém os clientes mais rentáveis devem ter uma atenção maior na politica de retenção de clientes.

Sua empresa deve construir uma estratégia de fidelidade dos clientes, saindo do atendimento básico, onde o vendedor apenas vende o produto para o atendimento proativo, onde o vendedor entra em contato com o cliente de tempos em tempos para saber se o produto atendeu as suas expectativas.

A linha de reclamação deve ser de fácil acesso ao cliente e as reclamações devem ser sempre respondidas rapidamente (mesmo que as vezes não seja possível resolvê-las) e catalogadas para serem utilizadas na melhoria continua do atendimento.

O problema na verdade é que boa parte das empresas costumam a cometer pecados básicos no atendimento. No vídeo a seguir o consultor de empresas Willian Caldas mostra como corrigir esses erros:




Para saber mais sobre Willian Caldas acesse: http://williamcaldas.com.br/default2.asp

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