9 de dezembro de 2010

Ética na Liderança

Compartilhar
Posted by J R On 22:30 5 comentários

O maior problema de Ética nas empresas é a omissão do líder no papel de implantar e garantir a ética nas relações profissionais, seja com fornecedores, nas relações entre empregados da empresa, com clientes, com entidades governamentais, com o bem estar social da comunidade e com o meio ambiente.

Um líder permissivo, que deixa que alguns profissionais mal intencionados criem discórdia dentro da empresa, usarem o e-mail ou memorandos como ferramentas de desunião e estresse, ou ainda que deixa seus funcionários agirem de maneira desleal junto a seus fornecedores ou aos seus clientes, é um líder que precisa ser afastado da gerência ou no mínimo reeducado para saber administrar conflitos e colocar a ética no dia-a-dia de sua empresa ou setor.

O problema se agrava quando o dono da empresa, os diretores, os acionistas ou o presidente é permissivo e anti-ético, o que com certeza gera as brigas internas mais homéricas na empresa e o cliente acaba ficando em último plano.

Isso acontece porque o alto comando não entendeu que um líder que promove um ambiente interno instável gera uma série de problemas como a perda de talentos, alta rotatividade de clientes, perda de mercado e perda de fornecedores responsáveis. Dessa maneira a ética empresarial está vinculada aos lucros e crescimento da empresa, a falta de ética é com certeza a falta de lucros mais substanciais e emperra o  crescimento do negócio.

A seguir um vídeo do programa televisivo O Aprendiz, onde o líder, no papel do empresário e apresentador de televisão Roberto Justus dá um exemplo de liderança ética. Divirtam-se:


Uma observação importante a ser feita no vídeo é a atitude do empresário Roberto Justus em demitir primeiramente o líder de grupo, pois ele é o responsável pela ética na empresa e só depois o empregado que cometeu o ato.

5 comentários:

. . .esse video tem autorização da Rede Record pra ser postado no seu blog???

simplesmente fantástico!!!!!!

Wilton, o video está no youtube e não nesse blog.

O pior jeito de mostrar a verdadeira face....

Excelente vídeo! Concordei com o Justus em gênero, número e grau! Nós brasileiros temos que "tomar vergonha na cara" e ter ocnsciência de que o "jeitinho brasileiro" so prejudica a todos nós! Em relação ao Wilton, lá em cima, a própria Rede Record expóe seus vídeos no You Tube e no próprio R7! Só seria crime de direito autoral se a emissora fosse privada, mas todas as emissoras abertas são públicas (por isso recebem verba do Governo Federal todo os anos)!
Um abraço e parabéns pelo blog!

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br